PCPR e PCMG prendem duas pessoas suspeitas de fraude eletrônica e lavagem de dinheiro 30/04/2024 - 14:33

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prestou apoio a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) durante operação deflagrada nesta terça-feira (30) contra organização criminosa ligada a fraudes eletrônicas e lavagem de dinheiro. Na ação, duas pessoas, entre 22 e 31 anos, foram presas preventivamente.

A ação aconteceu simultaneamente em Curitiba e Rolândia, no Paraná, e em Frutal e Uberlândia, no Estado de Minas Gerais. Também contou com o apoio da Polícia Civil de São Paulo (PCSP).

As investigações da PCMG apontam que os golpistas criam sites que simulam ser legítimos. Assim, as vítimas, ao fazer uma pesquisa na plataforma, acabam acessando o site golpista que foi promovido pelos criminosos.

Ao adentrarem no site e selecionar um suposto veículo, as vítimas são diretamente direcionadas para um aplicativo de mensagens, onde as tratativas são finalizadas com a solicitação de transferências PIX para contas de terceiros.

De acordo com o delegado da PCPR José Barreto, a operação é decorrente de investigações que apuraram que a organização criminosa movimentou mais de R$ 1 milhão em um mês.

“Essa operação mostra a importância das polícias conversarem entre si e se ajudarem para que possam fazer essas operações integradas e chegarem até esses criminosos. Mais uma vez a PCPR mostra que seu trabalho não é só por meio de operações isoladas, mas como também tem uma grande rede de apoio dos outros estados”, afirma.

As pessoas foram encaminhadas ao sistema penitenciário. As investigações continuam a fim de esclarecer por completo os fatos.